sexta-feira, 14 de maio de 2010

Beber Cerveja faz bem!

Alegria, alegria galera!!!

Ao contrário do que o senso comum pode nos levar a pensar, beber cerveja pode SIM fazer bem pra sua saúde.

Um colega da faculdade me mandou um arquivo com algumas informações que vão fazer a alegria da galera que curte uma loira gelada (Eu incluído!\O/).

Claro que voce não vai sair por aí substituindo água pelo nectar dourado, afinal, o consumo irresponsável continua sendo causador de inúmeros problemas, tanto de saúde quanto de vida social.
As informações que coloquei aqui devem ser encaradas sempre no contexto de um consumo moderado e de outros fatores de uma vida equilibrada. Até porque, a cerveja sempre precisa de alguns complementos. Vai vendo:


• A Cerveja é produzida a partir de ingredientes sãos: cevada maltada, outros cereias, maltados ou não, lúpulo e água) por acção de levedura seleccionada. Todos eles provêm da natureza e contribuem para uma dieta equilibrada.

• É essencialmente água (cerca de 93%), sendo um meio privilegiado de consumir esta substância essencial à vida. É um “long-drink”, com um teor baixo de álcool, capaz de saciar a sede.

• É especialmente rica em vitaminas do Grupo B, por exemplo, niacina, riboflavina, piridoxina e folatos. Ela contem vitaminas essenciais e diversos sais minerais, pode integrar uma dieta equilibrada, contribuindo inclusive para o controle da pressão arterial por seu elevado teor de potássio e baixo valor de sódio.

• Tem baixo teor de cálcio e é rica em magnésio além de compostos do lúpulo, activos na prevenção da descalcificação óssea. Isto pode ser uma das razões pela qual o consumo diário de cerveja (300ml de cerveja, cerca de 13g de álcool) tendo sido referido como capaz de reduzir em 40% o risco de formação de pedra nos rins.

• A cerveja é ainda, uma fonte de fibra solúvel, derivada das paredes das células dos grãos de cevada maltada. Meio litro de cerveja contém, em média, 10% da dose diária recomendada de fibra, chegando algumas a fornecer 30%.

• A cerveja, como o vinho, contém um certo número de substancias antioxidantes benéficas para a saúde, provenientes dos cereais maltados empregues.
Adicionalmente os compostos antioxidantes da cerveja estão mais facilmente disponíveis para assimilação pelo organismo do que nos alimentos sólidos.

• A quantidade de colesterol HDL(o bom colesterol) no sangue aumenta quando se consome álcool, diminuindo, assim, o risco de doenças. Investigações realizadas mostram que 2 copos de cerveja por dia (20g de álcool) pode aumentar o colesterol HDL na ordem dos 4%a ainda reduz a tendência do aparecimento de coágulos no sangue.

• Outros estudos evidenciam que o consumo moderado de cervejas, vinhos e bebidas espirituosas pode proteger contra a formação de pedras na vesícula, osteoporose e até a diabetes.

• Deve, contudo, realçar-se que os estudos citados levam em consideração outros fatores importantes como a dieta dos indivíduos, o seu estilo de vida e doenças pré-existentes, e que os efeitos citados são do consumo moderado do álcool

• Investigação recente veio sugerir que a piridoxina (vitamina B6) presente na cerveja dá uma protecção adicional aos seus consumidores contra as doenças cardiovasculares, comparativamente com o que acontece aos consumidores de vinho e bebidas espirituosas.

• Beber cerveja não engorda desde que o seu consumo faça parte de uma dieta equilibrada e se faça com moderação às refeições.

• A cerveja fornece quantidade de calorias semelhante a dos refrigerantes, no entanto estudos sugerem que as bebidas alcoólicas tendem a diminuir a absorção dessas calorias pelo corpo.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário